terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O excessivo consumo de energia, o que fazer?

Todo mundo tem acesso e usa algum tipo de energia, ela é o que chamamos de "essencial".
Por isso à precisamos para, basicamente, tudo. É claro que "viver" se tornou mais fácil devido ao uso de eletrodomésticos, carros mais potentes... Mas você já parou para pensar de onde vem esta energia da qual usufruímos?
Para começar, os tipos de energia mais utilizados são: o petróleo, o carvão e o gás natural. Estes são recursos não-renováveis, ou seja, não durarão para sempre. Aí está o fator preocupante, essas energias estão sendo utilizadas cada vez mais, com isso vão se esgotando e, bem, as pessoas não tem tanta consciência de que isto irá acontecer, talvez não em breve, mas irá acontecer. A tecnologia, tão usada atualmente, também se encaixa neste fator, porque os computadores e máquinas usadas em fábricas tem um consumo muito alto de energia, mas são muito necessárias para o bom andamento das coisas.
Há sim energias renováveis, como a Biomassa, que vem da energia acumulada nos vegetais, a Energia Solar, que como o próprio nome já diz vem diretamente do sol, e também a Energia Eólica, que vem do vento, ou seja, são usados moinhos de vento para produzi-la. Mas são pouco usadas pelo seu alto custo, o que deixa o alcance popular mínimo.
Temos outros métodos de conscientização para este elevado consumo de energia. Um deles seria o Biodiesel, que é um combustível orgânico (grãos, soja, mamona, dendê e girassol) e renovável. Mas tem suas desvantagens, se pensarmos bem veremos que com o Biodiesel o desmatamento aumentará pelo fato de serem necessárias mais plantações dos grãos e também haveria o aumento dos preços dos mesmos por ser muito usado para a produção do tal combustível.
Há também o Biogás, que é um biocombustível renovável também, mas ele é produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano, fora que o seu armazenamento é muito complexo e acaba se tornando muito caro.
O que percebemos é que podemos achar várias soluções para o consumo excessivo de energia, mas não há como deixar de prejudicar algo, até hoje não acharam uma solução 'completa', então não podemos acabar com todo o desperdício de energia, mas podemos reduzi-lo consideravelmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário